1º Congrepics do Amazonas é aberto na Unip

Na manhã desta sexta-feira, 23/8, foi realizada a Mesa de Abertura do I Congresso de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde do Amazonas (1º Congrepics do Amazonas). Realizado pelo Conselho Regional de Farmácia do Amazonas (CRF-AM), Secretario Municipal de Saúde (Semsa) e Secretaria de Estado de Saúde (Susam), o evento vai até este sábado, 24/8.

O objetivo do encontro é debater a implantação de uma política estadual de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), além de multiplicar conhecimentos em benefício da promoção de saúde, por meio de terapias holísticas. O evento conta com a participação de profissional de outras partes do país.

Dentro do 1º Congrepics Amazonas, acontece também o I Circuito de PICS do Amazonas e 10º Encontro das Comissões Assessoras de Homeopatia e PICS dos Conselhos Regionais de Farmácia e Conselho Federal de Farmácia (CFF).

A presidente da Comissão de PICS do CRF-AM, Ana Célia Moura, destacou que o evento é uma oportunidade para debater estas práticas.

"Tivemos o total apoio do CRF-AM, que conseguiu implementar a primeira Comissão de PICS da região Norte. Depois de muita dificuldade, estamos sensibilizando a população e gestores, além de contribuir para a formação de novos profissionais que estão inteirados nestas práticas. Hoje temos aqui pessoas do Acre, Rondônia, de outros estados. Essa é a primeira sensibilização em nível regional e queremos dar continuidade neste tipo de capacitação", afirmou, agradecendo ao Grupo Técnico de Homeopatia do CFF.

A especialista em homeopatia, Maria Lúcia Lemos Pampolha, falou sobre os primeiros passos da homeopatia no Amazonas e deixou uma mensagem otimista para os participantes sobre a implantação de práticas integrativas. "Tudo o que está acontecendo, nós plantamos anos atrás. É necessário levar esse trabalho adiante. Muitas pessoas e pacientes serão beneficiados. A homeopatia está encubada, esperando as pessoas que possa eclodir".