Assembleia faz sessão especial em homenagem ao Dia do Farmacêutico

A Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALE-AM) foi palco, nesta sexta-feira (27), de uma sessão especial em homenagem ao Dia Internacional do Farmacêutico, celebrado no último dia 25. Na ocasião, 21 farmacêuticos e farmacêuticas foram homenageados pela Casa Legislativa, em uma propositura do deputado estadual Sinésio Campos (PT).

"Todo ano faço questão de abrir esse espaço, porque enquanto houver estabelecimentos sem o profissional habilitado, haverá riscos à saúde pública. Vejo que é papel das instituições, sindicatos e associações, para não abrir mão do espaço do profissional farmacêutico", destacou o parlamentar, que fez uma defesa da implantação de um polo de fármacos na Zona Franca de Manaus. "Os farmacêuticos são prestadores de cuidado que se prestam a melhorar a qualidade de vida da população. Fica aqui minha homenagem aos profissionais que doam suas vidas em prol do paciente", enfatizou ainda.

Representando a Câmara Municipal de Manaus, o vereador e farmacêutico Marcelo Serafim, fez uma defesa das profissões de saúde no âmbito do serviço público. "Nós podemos fazer valer os direitos das profissões de saúde, especialmente a categoria farmacêutica, a qual tenho orgulho de servir. Contem com nosso mandato de vereador como uma voz para todas as categorias de saúde", destacou ele.

O presidente do CRF-AM destacou, em seu discurso, os avanços da profissão farmacêutica no Brasil, com a ampliação dos campos de atuação e da conquista de novos espaços. "Não se constrói saúde sem a profissão farmacêutica", afirmou ele, que também destacou as palavras gratidão e orgulho para falar da profissão. "Gratidão por pertencer a uma ciência que salva e orgulho por saber que sem o farmacêutico não é possível promover o pleno cuidado da sociedade".  

Na cerimônia, foi prestada também uma homenagem à Associação de Farmácia Clínica do Estado do Amazonas (AFCEA), presidida pelo dr. Jones Fonseca, conselheiro regional de Farmácia. Em sua fala, ele elencou atividades realizadas pela associação na capital e no interior e destacou, também, que hoje a AFCEA é uma equipe multidisciplinar, com profissionais de outras áreas da saúde que busca levar atendimento aos mais necessitados.