CFF aprova pedido do CRF-AM e repassa recursos para fiscalização no interior

O Conselho Regional de Farmácia do Amazonas (CRF-AM) obteve, junto ao Conselho Federal de Farmácia (CFF), um recurso financeiro de R$ 240 mil, divididos em doze parcelas, para o investimento na fiscalização de estabelecimentos farmacêuticos no interior do Estado.

A adesão ao Programa de Aprimoramento de Fiscalização, instituído pelo CFF, foi feito em 28 de janeiro deste ano, pelo presidente do CRF-AM, Jardel Inácio, durante passagem por Brasília (DF). Ele entregou toda a documentação exigida juntamente com o Conselheiro Federal pelo Amazonas, dr. Marcos Aurélio Silva, ao presidente do CFF, Walter Jorge João.

Após a análise do material entregue, a verba foi liberado. A primeira parcela, de R$ 20 mil, foi depositada na conta do CRF-AM nesta quarta-feira (13). De acordo com a vice-presidente do CRF-AM, Luana Santana, o reforço financeiro do CFF é fundamental para que o regional possa fiscalizar em todos os municípios do Amazonas. "Com esse auxílio, vamos poder promover uma maior fiscalização do exercício profissional, a regularização de estabelecimentos farmacêuticos e um melhor mapeamento da assistência farmacêutica em todo o Estado, tanto no serviço privado como no serviço público", afirmou a vice-presidente, que coordena os trabalhos de fiscalização.

De acordo com ela, é inviável, do ponto de vista logístico e financeiro, ir a todos os municípios do Amazonas somente com a verba própria. "Dos 62 municípios, onze tem acesso rodoviário e seis por avião. O restante, quase 70% das cidades, só podemos chegar de barco. Isso faz com o que o custo da fiscalização seja muito elevado, porque os fiscais ainda precisam alugar um transporte local. Agora teremos a possibilidade de fazer um bom planejamento para chegar a todos os municípios", destacou ela.

O presidente do CRF-AM, Jardel Inácio, ressaltou a importância do olhar do CFF para os Estados e, em especial, o Amazonas. Em seis meses, através de articulações da diretoria do CRF-AM e dos conselheiros federais dr. Marcos Aurélio Silva e dra. Karla Regina Lopes Elias, o CFF já fez a doação do prédio onde funciona o CRF-AM, disponibilizou recurso para a renovação da frota de veículos e agora investe no aprimoramento da fiscalização. "A diretoria do CRF-AM tem se empenhado para garantir que o regional possa atender todos os requisitos exigidos pelo CFF na resolução 531. E o CFF, por sua vez, tem atendido nossos pleitos de maneira plena, tendo em vista que o regional tem cumprido todas as exigências para receber os auxílios disponibilizados pelo órgão. Nós ficamos muito agradecidos com isso porque, no final das contas, a classe farmacêutica do Amazonas será beneficiada, mas o povo do Estado é quem sentirá o resultado na ponta, com uma assistência farmacêutica de qualidade".