Comitê de Crise lança nota técnica sobre atuação dos farmacêuticos contra a Covid

O Comitê de Crise contra a Covid-19 do Conselho Regional de Farmácia do Amazonas elaborou a nota técnica 001/21 que mostra o grau de exposição dos farmacêuticos ao coronavírus em sua respectiva área de atuação. A publicação é uma das ações do CRF-AM para reforçar  a importância dos farmacêuticos e farmacêuticas serem vistos como grupo prioritário na vacinação contra a Covid.

Tendo como base resoluções do Conselho Federal de Farmácia, a Legislação que regulamenta o SUS e publicações internacionais, a nota técnica mostra a importância efetiva do farmacêutico no combate à Covid-19 em seus vários campos de atuação. "A International Pharmaceutical Federation (FIP), definiu como atribuições para os farmacêuticos durante a pandemia da Covid-19: fornecer informações e educação em saúde ao público; avaliar casos suspeitos e confirmados, bem como sua estratificação de risco; definir casos para encaminhamento; prevenir a doença, controlar infecções, etc".

Com base nisto, a nota explica, de maneira detalhada e elucidativa, o papel do profissional farmacêutico dentro de suas especialidades no combate à pandemia. Confira a íntegra da nota clicando aqui.