CRF-AM se reúne com farmacêuticos e proprietários de farmácias em Itacoatiara

A equipe de fiscalização do Conselho Regional de Farmácia do Amazonas (CRF-AM) esteve, na última semana,  em Itacoatiara, onde se reuniu com farmacêuticos e proprietários de farmácias do município. Durante o encontro, foram debatidos as condições de trabalho do local e futuras ações a serem desenvolvidas em parceria com o regional. 

Os profissionais de Itacoatiara elogiaram o trabalho de fiscalização realizado pelo CRF-AM e ressaltaram a necessidade de inspeções constantes. Eles solicitaram uma ação conjunta por conta do comércio clandestino de medicamentos em mercadinhos e outros estabelecimentos.

Foi discutida a realidade do laboratório do hospital do município que não possui farmacêutico durante os plantões. Por conta dessa situação, deverá ser enviado um relatório ao Ministério Público do Estado do Amazonas, para que seja verificada esta necessidade. Importante ressaltar que dentro do Hospital Regional José Mendes, farmacêuticos desenvolvem um projeto com divulgação do risco de auto medicação e tratamento de resíduos.

O CRF-AM se comprometeu a agendar uma reunião com a Secretaria de Estado de Saúde (Susam) para mostrar a importância do Farmacêuticos dentro das UBS. 

Durante o encontro, os profissionais ainda solicitaram a execução do projeto Qualifica Mais, desenvolvido pelo CRF-AM, com ênfase no Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados (SNGPC).

"Os profissionais estão comprometidos com a profissão e a reunião foi uma oportunidade a mais para incentiva-los. É possível observar uma melhoria nas condições sanitárias de todos os estabelecimentos, quando comparamos com inspeções anteriores", ressaltou a vice-presidente do CRF-AM, Luana Santana.