Eleição para o Conselho Estadual de Saúde do AM acontece no dia 5 de agosto

A eleição para o Conselho Estadual de Saúde do Amazonas (CES-AM) acontece no dia 5 de agosto, das 8h às 17h, no auditório Eglantina Rondon, na sede da Secretaria de Estado de Saúde (Susam). Este é o momento de eleger aqueles que vão contribuir para a implantação de políticas públicas na área de saúde, por isso, é importante que os farmacêuticos votem em candidatos que representem a categoria e seus interesses.

O CES-AM é uma instância deliberativa e fiscalizadora do SUS no âmbito estadual, com representação de diversos setores da Sociedade. Atua, ainda, na formulação de estratégias e no controle da execução de políticas públicas de saúde, incluindo o aspecto econômico e financeiro.

Cabe aos conselheiros a aprovação do plano de saúde no âmbito estadual, o relatório de gestão e p informe de atuação. Como representante, o conselheiro faz o elo entre o CES-AM e sua coletividade, por meio de mobilização do segmento, reuniões, boletins e consultas. Os representantes devem acompanhar a execução das decisões políticas de saúde, para que haja fiscalização e controle pela sociedade. 

De acordo com o decreto 40.957, pode votar qualquer residente do Estado do Amazonas, conforme dados da base do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM), e que compareça perante a Junta Eleitoral para efetivar o seu voto. No dia do pleito, os eleitores deverão apresentar documento oficial com foto. 

O resultado da eleição será publicado no dia 9 de agosto, no Diário Oficial do Estado (DOE), com a nomeação dos conselheiros. Os eleitos assumem o mandato de 2019/2021.

Candidatos

No dia 26 de julho, a Comissão Eleitoral Técnica, presidida pelo titular da Susam, Rodrigo Tobias, divulgou os nomes aptos para disputarem as vagas. 

Confira os candidatos: 

1. Marinês Braga de Oliveira - Associação dos Hemofílicos do Estado do Amazonas;

2. Lourisval Pereira da Conceição - Sindicato dos Trabalhadores em Controle e Combate de Endemias no Estado do Amazonas;

3. Antônio de Pádua Quirino Ramalho - Sindicato dos Médicos do Amazonas;

4. Cleidinir Francisca do Socorro - Sindicato dos Trabalhadores Públicos da Área da Saúde do Estado do Amazonas;

5. José Hugo Cabral Seffair - Conselho Regional de Odontologia do Amazonas;

6. Suellen Oliveira Couto - Conselho Regional de Enfermagem do Amazonas;

7. Luana Kelly Lima Santana - Conselho Regional de Farmácia do Estado do Amazonas;

8. Jameson Nabarro do Nascimento - Associação dos Moradores da Compensa;

9. Cecília Leite Motta Oliveira - Sindicato dos Farmacêuticos no Estado do Amazonas;

10. Luciana de Albuquerque Corrêa - Sociedade Portuguesa Beneficente do Amazonas.