Farmácia terá duas representantes no Conselho Estadual de Saúde

A Comissão Eleitoral Técnica divulgou, nesta terça-feira (06/08), os nomes dos candidatos eleitos para ocupar as vagas do Conselho Estadual de Saúde do Amazonas (CES-AM) e atuar no estabelecimento, acompanhamento, controle e avaliação da política estadual de saúde.

Concorrendo para a vaga de Prestadores de Serviços, Luciana de Albuquerque Corrêa, da Sociedade Portuguesa Beneficente do Amazonas, foi eleita com 180 votos.

Em relação às vagas no CES-AM para Profissionais de Saúde, foram para critério de desempate, conforme o artigo 51, parágrafo 2º, inciso I, a candidata Suellen Oliveira Couto, do Conselho Regional de Enfermagem do Amazonas (Coren) e a candidata Luana Kelly Lima Santana, do Conselho Regional de Farmácia (CRF-AM), o que resultou na primeira e segunda titularidade, respectivamente. Além das duas, José Hugo Seffair, do Conselho Regional de Odontologia do Amazonas, garantiu a terceira vaga.

Já os suplentes eleitos para as vagas de Profissionais da Saúde foram: Cecília Leite Motta Oliveira, do Sindicato dos Farmacêuticos do Estado do Amazonas (Sinfar/AM), como suplente de Suellen Couto; Lourisval Pereira da Conceição, do Sindicato de Trabalhadores em Controle e Combate de Endemias no Estado do Amazonas (Sindagente), como suplente de Luana Santana; e Cleidinir Francisca do Socorro, do Sindicato dos Trabalhadores Públicos da Área da Saúde do Amazonas (Sindsaúde), como suplente de José Seffair.

Das oito vagas para usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), houve apenas três inscrições, sendo eleitos Marcivana Rodrigues Paiva, dos Povos Indígenas de Manaus e Entorno; Marinês Braga de Oliveira, da Associação dos Hemofílicos do Estado do Amazonas; e Jameson Nabarro do Nascimento, da Associação dos Moradores da Compensa.

Impugnação – Conforme o Edital da eleição do Conselho Estadual de Saúde (CES), o pedido de impugnação do resultado da eleição pode ser realizado na quarta-feira (07/08), e será divulgada a decisão na quinta-feira (08/08).

Nova eleição – Uma vez que não foram contempladas na totalidade as vagas de conselheiros, será realizada, após a posse, uma eleição suplementar.

A eleição suplementar será para entidades prestadoras de serviços com um titular e dois suplentes. Já para entidades públicas de hospitais, universitários, hospitais de campos de estágio, de pesquisa e desenvolvimento, comunidade cientifica e faculdades públicas e privadas da área da saúde, haverá a necessidade de eleição de um titular e um suplente.

Para entidade dos usuários haverá eleição suplementar para entidade pessoa com deficiência, com uma vaga para titular e uma para suplente; movimentos sociais e populares, organizados (LGBT, Negro e outros), com uma vaga para titular e uma para suplente; movimentos organizados de mulheres em saúde, com uma vaga para titular e uma para suplente; em defesa do meio ambiente, com uma vaga para titular e uma para suplente; entidades religiosas, com uma vaga para titular e uma para suplente; entidade pessoa com patologia, uma suplência; indígenas, uma suplência; e organizações de moradores, uma suplência.

RESULTADO DA ELEIÇÃO DO CES 2019-2021

Prestadores de Serviços

·      Sociedade Portuguesa Beneficente do Amazonas - LUCIANA DE ALBUQUERQUE CORRÊA - 180 votos - 1º TITULAR

Profissionais de Saúde

·      Conselho Regional de Enfermagem do Amazonas - SUELLEN OLIVEIRA COUTO - 41 votos - 1º TITULAR

·      Conselho Regional de Farmácia do Amazonas - LUANA KELLY LIMA SANTANA -  41 votos - 2º TITULAR

·      Conselho Regional de Saúde de Odontologia do Amazonas - JOSÉ HUGO CABRAL SEFFAIR - 28 votos - 3º TITULAR

·      Sindicato dos Farmacêuticos do Estado do Amazonas - CECILIA LEITE MOTTA OLIVEIRA  - 18 votos - 1º SUPLENTE

·      Sindicatos de Trabalhadores em Controle e Combate de Endemias no Estado do Amazonas - LOURISVAL PEREIRA DA CONCEIÇÃO - 18 votos - 2º SUPLENTE

·      Sindicatos dos Trabalhadores Públicos da Área da Saúde do Amazonas - CLEIDINIR FRANCISCA DO SOCORRO - 16 votos- 3º SUPLENTE

·      Sindicatos dos Médicos do Amazonas - ANTÔNIO DE PÁDUA QUIRINO - 15 votos - NÃO ELEITO

Usuário

·      Povos Indígenas de Manaus e Entorno - MARCIVANA RODRIGUES PAIVA - 16 votos

·      Associação dos Hemofílicos do Estado Amazonas - MARINÊS BRAGA DE OLIVEIRA - 06 votos

·      Associação dos Moradores da Compensa - JAMESON NABARRO DO NASCIMENTO - 04 votos