Farmacêutico-bioquímico Ronaldo Derzy toma posse na Fundação Alfredo da Matta

O novo diretor-presidente da Fundação de Dermatologia Tropical e Venereologia Alfredo da Matta (Fuam), o farmacêutico-bioquímico Ronaldo Derzy Amazonas, tomou posse na manhã desta quinta-feira, 31/01, para o quadriênio 2019-2022. 

A cerimônia aconteceu no auditório Damião Litaiff, na sede da Fuam, e contou com a presença de servidores da fundação, da Sociedade Brasileira de Dermatologia do Amazonas (SBD/AM), e da vice-presidente da Fundação Alfredo da Matta, Graça Cunha. A vice-presidente do Conselho Regional de Farmácia do Amazonas (CRF-AM), Luana Santana, também esteve na posse.

Estiveram presentes, ainda, a hematologista Socorro Sampaio, diretora da Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam); o mastologista Gerson Mourão, diretor da Fundação Centro de Controle e Oncologia (FCecon); o infectologista Marcus Vinitius Guerra, diretor da Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD); a farmacêutica Juliana Dias Palheta, diretora do Hospital Universitário Francisca Mendes (HUFM); e Christianny Sena, diretora da Fundação Hospital Adriano Jorge (FHAJ).

O farmacêutico-bioquímico assume a gestão após três décadas dedicadas ao serviço de atendimento na Instituição, que trata pacientes acometidos pela hanseníase e nas áreas de dermatologia tropical e Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST). “Faço parte, com muito orgulho, da segunda geração de servidores, pois entrei aqui como estagiário, em 1981, onde fui acolhido. Os profissionais que fazem parte da história da Fundação sempre estiveram dispostos e assumem o compromisso de lutar contra as endemias, contra o preconceito e a favor das causas de cidadania, da vida e da dignidade humana”.

A Fundação Alfredo da Matta está diretamente relacionada com a evolução da hanseníase no Estado, atuando no combate às doenças tropicais de interesse sanitário, coordenando e executando atividades de pesquisa, cirurgias dermatológicas e atendimento a pacientes com câncer de pele.

Ainda durante o pronunciamento, Ronaldo Derzy disse que, durante a sua gestão, vai trabalhar para conquistar melhorias na qualidade do serviço de saúde entregue aos usuários para um atendimento mais humanizado e eficiente, estará atento à luta dos servidores por reivindicações salariais, além de buscar melhorias na estrutura da sede, que precisa passar por reparos.