Farmacêuticos que atuam em drogarias já podem se vacinar contra a Covid

A Prefeitura de Manaus anunciou, no início da tarde deste domingo, 7/2, a extensão da vacinação, já a partir desta segunda-feira, 8/2, para todos os integrantes dos grupos 4 e 5 de trabalhadores da Saúde. No grupo, estão inclusos profissionais farmacêuticos que atuam em clínicas privadas e também em farmácias e drogarias.

Essa classificação de prioridades para a fase atual da campanha foi feita por consenso entre as secretarias municipal de Saúde (Semsa) e do Estado (SES-AM) e está descrita na Nota Informativa nº 05/2021 (Dipre/FVS-AM). Também os idosos da faixa etária dos 70 aos 74 anos, também poderão ser imunizados porque a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) já tem as doses necessárias da vacina AstraZeneca para esse grupo.

"Recebemos 59.210 doses da CoronaVac, o que vai nos permitir avançar na imunização, já estendendo a novos grupos, além de podermos vacinar todas as pessoas da faixa etária de 70 a 74 anos, independentemente de critérios clínicos específicos. Fico muito feliz em poder fazer esse anúncio. Se dependesse da nossa intenção, toda a população de Manaus já estaria sendo vacinada, mas precisamos aguardar o envio de vacinas pelo Ministério da Saúde. Sempre que possível, avançaremos na aplicação das doses”, disse o prefeito David Almeida

Esta remessa recebida pela Semsa corresponde a primeira e segunda doses e é suficiente para alcançar todas as pessoas do grupo 4, formado por trabalhadores das clínicas privadas multiprofissionais e das drogarias e farmácias, desde que sejam profissionais da saúde; e as do grupo 5, que são trabalhadores das sedes administrativas das secretarias de Saúde e do Complexo Regulador.

As doses para os 67% de idosos da faixa etária de 70 a 74 anos, mesmo os que não tenham nenhuma condição especial de saúde, são da AstraZeneca/Oxford.

 

 

"