Programação do Simpósio de Ciências Farmacêuticas chega ao fim após três dias de troca de conhecimentos

Após três dias de intensas atividades e uma programação vasta, que incluiu outros quatro eventos paralelos, o II Simpósio de Ciências Farmacêuticas do Amazonas, promovido pelo Conselho Regional de Farmácia do Amazonas (CRF-AM), chegou ao fim neste sábado. No total, foram mais de 25 atividades, entre palestras, conferências, mesas redondas e o primeiro módulo do Curso de Capacitação em Citopatologia do Colo do Útero, promovido pelo Conselho Federal de Farmácia.

A edição deste ano resgatou um evento criado em 2016, idealizado pela atual conselheira federal suplente, doutora Karla Regina Lopes Elias, e pelo conselheiro federal Marcos Aurélio Ferreira. Para 2019, o tema foi ‘Um Novo Farmacêutico - Empreendendo e Cuidando’, e a programação trabalhou assuntos voltados para esta nova realidade profissional, abordando desde informações sobre financiamentos para quem quer empreender e informações sobre licenciamento sanitário a especialidades em alta, como a homeopatia e a farmácia magistral.

Quem compareceu ao evento também pode acompanhar novidades em primeira mão a respeito da gestão da Saúde no Amazonas. Na mesa de abertura do evento, o assessor técnico da Secretaria de Estado da Saúde (Susam) e conselheiro regional do CRF-AM, dr. Marco Aurélio Oliveira, revelou que a secretaria está trabalhando para implementar a Coordenadoria de Assistência Farmacêutica na rede estadual de Saúde.

Já no sábado, na última palestra do evento, a dra. Luciana Don e o dr. Orleilson Amazonas, da Vigilância Sanitária de Manaus, revelaram, em primeira mão, um vídeo explicativo de como solicitar o licenciamento sanitário de drogarias por meio do Sistema de Licenciamento Integrado Municipal (Sistema Slim). O vídeo será divulgado pelo CRF-AM tão logo seja publicado pela Prefeitura de Manaus em seu site oficial. 

Aqueles que ficaram até o final do evento, no sábado, ainda tiveram a oportunidade de concorrer a brindes, entre os quais foi sorteado um voucher para o 19º Congresso Brasileiro de Citologia Clínica, que acontece em Salvador.

O presidente do CRF-AM, Jardel Inácio, avaliou positivamente a segunda edição do Simpósio. Reunindo grandes nomes da Ciência Farmacêutica em âmbito local e nacional, ele acredita que o evento cumpriu seu papel para a qualificação profissional no Amazonas. “É com uma felicidade muito grande que encerramos esta edição do Simpósio. O CRF-AM vem buscando, nesta gestão, oferecer conhecimentos para que os profissionais busquem destaque no mercado e este foi um grande momento para isso. Conseguimos reunir, numa programação, conteúdo interessante para quem atua no setor público ou privado, como funcionário, gestor e até proprietário de estabelecimentos. Essa formação voltada para a realidade atual é muito importante”, destacou.