Qualifica Mais em Tefé reúne cerca de 60 pessoas e tem adesão de 100% dos municípios do Polo Triângulo

Cerca de 60 profissionais, entre farmacêuticos e técnicos em análises clínicas, participaram de mais uma edição do programa ‘Qualifica Mais’, realizada neste sábado (9), no município de Tefé. A edição contemplou os municípios que fazem parte do Polo Triângulo: Tefé, Juruá, Japurá, Uarini, Maraã e Alvarães.

Das 8h às 17h30, os presentes acompanharam palestras proferidas pelo presidente do Conselho Regional de Farmácia do Amazonas (CRF-AM), Jardel Inácio, pela diretora Secretária-Geral do CRF-AM, Dra. Miê Muroya, e do Conselheiro Federal pelo Amazonas, Dr. Marcos Aurélio.

Os temas das palestras foram os seguintes:

1- Atuação do CRF-AM: Novas Ferramentas; (Jardel Inácio)

2- Processo Administrativo Fiscal (PAF), Comunicado de Ausência e Justificativa de Ausência; (Jardel Inácio)

3- Assistência Farmacêutica no SUS; (Miê Muroya)

4- Urinálise: Do Simples ao Complexo;  (Marcos Aurélio)

5- Motivação (Marcos Aurélio)

6- Boas Práticas Farmacêuticas em Farmácias e Drogarias. (Jardel Inácio)

Participaram profissionais da iniciativa privada e do serviço público, incluindo membros das Forças Armadas e também da Vigilância Sanitária dos municípios de Tefé e Alvarães.  Além disso, houve também profissionais do município de Manaquiri que viajaram 16 horas para não perderem esta importante oportunidade de capacitação e atualização profissional. Os alimentos levados como inscrição para o evento foram doados para o Instituto Bom Samaritano, do município de Tefé.

Aproveitando a passagem pela cidade, o CRF-AM fez, também, atendimentos de diretoria e secretaria, com a solicitação de regularização de débitos pendentes, entrega de documentos solicitados, solicitação de inscrição de firmas e de profissionais, solicitação de certidão de regularidade e de segunda via de cédulas.

Na opinião do Conselheiro Federal pelo Amazonas, dr. Marcos Aurélio, a experiência foi extretamente gratificante. “Pudemos conversar e dividir conhecimento com os colegas do interior, da região central do médio Solimões, e tivemos uma presença bem significativa. Os elogios dos participantes foram muito voltados para esta questão do CRF-AM estar se posicionar, para o povo do interior, que está presente e quer promover o desenvolvimento, levando conhecimento e estratégias novas", ressaltou ele, destacando ainda a estrutura da Universidade do Estado do Amazonas, onde ocorreu o encontro. "Fomos bem recebidos e a estrutura era fantástica. Salas bem climatizadas e com ótimo material para trabalhar. Deixo aqui meu abraço aos colegas de Tefé e região e queremos voltar em breve com mais algumas outras novidades e outros cursos".

Para o presidente do CRF-AM, Jardel Inácio, a avaliação de mais esta edição do Qualifica Mais foi altamente positiva. “Saímos muito felizes e satisfeitos com a participação dos profissionais e com a adesão de 100% dos municípios do Polo. Aprendemos muito com todos eles, com essas experiências compartilhadas. A semente foi plantada e certamente,daqui para frente, novos rumos serão tomados sobre a atuação do farmacêutico nesses municípios”, destacou Jardel Inácio.

De acordo com Jardel, a população dos municípios será a grande beneficiada com o trabalho realizado pelo Qualifica Mais. “O CRF-AM se esforça para estar ali perto e orientar, e não somente para fiscalizar. Nestes eventos, levamos ferramentas e temas atualizados para que os profissionais possam repassar em um atendimento de qualidade. O profissional ganha, mas a população ganha mais ainda, porque terá profissionais com informações novas sendo aplicadas no dia a dia de forma efetiva.