Relato sobre projeto aplicado no HUFM é destaque em revista do CFF

O Amazonas emplacou uma publicação na edição de novembro da revista "Experiências Exitosas de Farmacêuticos no SUS", do Conselho Federal de Farmácia (CFF). "Serviços farmacêuticos clínicos no Hospital Francisca Mendes (HUFM): compromisso contínuo com a segurança do AM" é um relato escrito pela equipe farmacêutica da unidade de saúde.

Na publicação, o CFF apresenta relatos de experiências de sucesso com a atuação do farmacêutico na atenção básica, especializada e hospitalar.  Ao todo, foram escolhidos 17 relatos para esta edição da revista.

O relato, que representa o Amazonas, se refere às duas primeiras fases do "Projeto Farmácia Clínica" do HUFM. A ideia do projeto surgiu do desejo de uma colaboração mais relevante da equipe de farmacêuticos a respeito da garantia da segurança dos pacientes do hospital.

Sobre os resultados, em seis meses foi possível observar a melhoria no serviço de fornecimento de medicamentos e produtos para a saúde, além de mudar significativamente a mentalidade da Direção do Hospital e seu corpo clínico sobre a atuação dos farmacêuticos. E, ainda, houve a diminuição da perda de medicamentos e outros produtos. O projeto  deverá ser continuado.

O relato é assinado por: Karla Açussena Abrantes Valente; Cláudio Nogueira Nascimento; Klinger Nascimento Sobrinho; Vanda Cortez Mendonça; Bruna Loretta Flores Silva; Prícila Souza Almeida; Maria Gorete Lima Marinho; Milthes Viana Guedes; Gabriel Paiva Rodrigues; José Diego Maciel Simões; Elissandra Fleury Pinheiro; Elke Silveira Ferreira Souza; Edyelle Kolde Antunes; Cliciane Barreto Oliveira; Alex Andrade Souza, Fernanda Guilhon-Simplicio - Universidade Federal do Amazonas.