3. 14/03/2024

CRF-AM tem representante como destaque no evento “Conferência Livre” promovido pela Fiocruz

A Coordenadora do Grupo Técnico de Trabalho de Saúde Pública e Assistência Farmacêutica do CRF-AM foi destaque no evento “Conferência Livre” promovido pela Fiocruz, na terça-feira, 12, em Brasília.

A farmacêutica Kaoany Vasconcelos participou da mesa de debate intitulada "Ciência e Tecnologia como produtor de direitos: o SUS como exemplo". Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Assistência Farmacêutica da UFSC e servidora pública do Estado do Amazonas, Kaoany trouxe para a discussão a relevância da ciência, tecnologia e informação em diferentes realidades brasileiras.

Em sua apresentação, Kaoany compartilhou informações da pesquisa "Acesso a medicamentos na Amazônia: influência do fator amazônico sobre a assistência farmacêutica". A coordenadora do GTT destacou a importância de compreender as particularidades da região amazônica para promover uma assistência farmacêutica adequada e eficaz.

Até o momento presente, Kaoany, juntamente com a doutora e farmacêutica Amanda Mamed, já fizeram visitas a sete municípios, visando alcançar dezoito até o final de 2024.

A presença da farmacêutica no debate enfatizou a necessidade de se considerar as nuances regionais na implementação de políticas públicas de saúde, especialmente no que diz respeito ao acesso a medicamentos, destacando o compromisso com a melhoria do Sistema Único de Saúde e a promoção do bem-estar da população brasileira.

A Conferência Livre é uma iniciativa do Projeto Integra composto pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS), pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), pelo Instituto Escola Nacional dos Farmacêuticos (ENFar) e com o apoio da OPAS/Brasil, e da Federação Nacional dos Farmacêuticos (Fenafar).

A Secretaria Nacional de Participação Social da Presidência da República também apoia institucionalmente a atividade.

A programação da Conferência Livre foi bem diversificada e abordou temas como a participação social na formulação de políticas de ciência e tecnologia, e o papel fundamental da ciência e tecnologia na garantia de direitos, com foco especial no SUS.