Buscar no site
  1. Home
  2. Notícias
  3. 17/06/2021

À frente da Semsa Tefé, farmacêutica garante boas mudanças no atendimento ao cidadão

A farmacêutica Lecita Marreira está à frente da Secretaria Municipal de Tefé (a 521 quilômetros de Manaus) desde o início do ano. Apesar do cenário difícil de pandemia da Covid-19, a secretária já conseguiu colher alguns frutos que refletiram diretamente no atendimento ao cidadão de Tefé, como a ampliação do atendimento em Unidades Básicas de Saúde, descentralização da distribuição de medicamentos, além do oferecimento de teste rápido de antígeno para covid-19.

Farmacêutica bioquímica, Lecita acumula grande experiência na área, incluindo a gerência de triagem e neonatal da Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam), o que colabora na boa condução dos trabalhos em uma das pastas mais importantes do município.

“A visão dos farmacêuticos é macro. Somos profissionais que compreendemos tanto a necessidade da atenção primária quanto os serviços oferecidos pela UBS, além do atendimento nos serviços de média e alta complexidade”, ponderou. “Nós temos a necessidade de fazer com que o serviços funcionem. E profissionais da Semsa Tefé abraçaram a causa e, juntamente com o prefeito Nicson Marreira, vamos realizar mais conquistas”.

Entre os avanços de sua gestão, a secretária destaca a ampliação do atendimento de três UBSs até as 23 horas, para desafogar o atendimento do único hospital de Tefé; a oferta do teste rápido de antígeno para Covid-19; além da entrega dos medicamentos na própria unidade de atendimento.

“Tefé possuía uma única farmácia central para toda cidade. Então contratamos farmacêuticos e descentralizamos a distribuição dos medicamentos. Dessa forma o usuário recebe os medicamentos na mesma unidade de saúde onde foi atendido. Foi uma mudança de paradigma e a população agradece. Oferecemos acessibilidade aos usuários do SUS”, comemorou.

A reforma do Hospital Regional de Tefé, que está em fase de conclusão, também trouxe mudanças na área de laboratório. "Hoje, equipamentos de hemograma são totalmente automáticos de 5 partes de autoloader; e de bioquímico faz 380 testes hora e totalmente automático", disse, acrescentando a reativação do equipamentos de gasometria que se encontrava parado por falta de insumos a mais de seis meses.

Entre os planos da pasta estão: a implantação do serviço de laboratório nas UBSs Josefa Rodrigues e Rossini Barbosa Lima; ampliação dos serviços especializados; aquisição de ambulancha; UTIs móveis; ampliação dos atendimentos de equipes itinerantes.

Contatos

Whatsapp: (92) 98506-2821

Localização