Buscar no site
  1. Home
  2. Notícias
  3. 12/04/2022

Abril Azul: a importância da assistência farmacêutica nos cuidados a pacientes com TEA

O mês de abril é marcado pela conscientização do Autismo. A atenção farmacêutica desempenha papel importante nos cuidados do paciente com o Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Em Manaus, a Semsa oferece atendimento para pessoas autistas através do Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil (CAPSi), localizado na zona Leste. A farmacêutica Ida Paula Moura trabalha no local há três anos.

A profissional explica que o farmacêutico está capacitado para garantir a qualidade dos medicamentos e dar uma orientação completa sobre o uso.

“O acompanhamento farmacêutico no CAPSi é feito em várias etapas, onde o farmacêutico precisa realizar uma entrevista com o paciente e responsáveis, para identificar um problema de terapia medicamentosa e claro, junto a outros profissionais, estabelecer o tratamento e definir um plano terapêutico para identificar, resolver e evitar que ocorra algum problema relacionado ao medicamento utilizado, como o tratamento do paciente com TEA muitas vezes envolve diversos medicamentos, sendo uma terapia complexa", explica Ida.

Sobre os medicamentos utilizados nestes casos, a farmacêutica explica que estudos mostram que os neurolépticos que mostram efeitos mais significativo em pacientes com TEA são o aripiprazol e a risperidona, e são os de primeira escolha no tratamento. “Mas esses medicamentos podem acarretar efeito colaterais, como sonolência e ganho de peso, no uso de risperidona; e sonolência, pré - síncope e agressividade, no uso do aripiprazol. São medicamentos que podem impactar na qualidade de vida dos pacientes, pois se administrados incorretamente podem ocorrer interações e podem aparecer efeitos adversos, que vão atrapalhar no dia a dia dos pacientes e da sua família”, disse, ao ressaltar a necessidade de acompanhamento deste paciente.

Ida destaca, ainda, que o trabalho no CAPSi é desenvolvido por uma equipe multidisciplinar capacitada, que desenvolve um plano terapêutico, com acompanhamento e orientação em relação à posologia, interação com outros medicamentos e/ou alimentos. Os pacientes recebem, ainda, ações educativas envolvendo pacientes e a família.

A farmacêutica enfatiza que o CAPSi oferece diversos tipos de atividades terapêuticas, como psicoterapia individual ou em grupo, oficinas terapêuticas (culinária, desenho, pintura etc), atividades comunitárias (passeios pelos principais pontos turísticos), atividades esportivas e de lazer, atendimento Médico (psiquiatras e pediatra), orientação e acompanhamento do uso de medicamentos, atendimento domiciliar e atendimento para a família: atendimento individualizado e em grupos.

Para receber atendimento pelo CAPSi, pode dirigir a esse serviço ou ser encaminhado pelo Programa de Saúde da Família ou qualquer serviço de saúde.

Contatos

Whatsapp: (92) 98506-2821

Localização