3. 21/01/2023

​Ação do CRF-AM leva atendimento de saúde para Orla da Ponta Negra

No dia do Famarcêutico, sexta-feira, 20, o Conselho Regional de Famácia levou diversos tipos de atendimento de saúde para a população que passou pela Orla da Ponta Negra. Profissionais voluntários das Comissões do CRF atenderam dezenas de pessoas de forma gratuita.

Nas tendas cedidas pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas Dra. Rosimary Costa Pinto, por duas horas e meia, Farmacêuticos fizeram aferição de pressão e glicemia. A Presidente da Comissão de Análise Clínica, Miharu Matsuura Matos, explicou um dos procedimentos realizados. "A Comemoração ao dia do farmacêutico é uma oportunidade única e ímpar de apresentar uma das habilitações mais antigas dentro do curso de Farmácia que é a análise clínica. E dentro dele, nós temos a possibilidade de fazer o diagnóstico, não, mas hpa uma possibilidade de verificar a alteração no sangue por meio de uma gota da polpa digital, onde é possível a gente verificar se há uma alteração da dosagem de glicose que é um dos parâmetros utilizados para o alerta da doença diabetes."

Também foram oferecidos os atendimentos de de Reiki, Acumpuntura, Auriculoterapia (terapia chinesa que envolve estimular pontos específicos na região das orelhas para tratamento de doenças), Naturopatia (medicina natural), Fitoterapia (tratamentos a base de plantas), New Seitai (método para tratamento de dores crônicas) e Farmácia Estética.

Com apoio da Prefeitura de Manaus, Grupo Tapajós, André Amorim - Fisioterapia e Movimento, OCS - Empresa Especializada em Produtos para Saúde, Grupo Shelf do Laboratório de Análises Clínicas Arnaldo Oliveira, o Instituto Takinaga de Terapias Complementares, a Farmácia de Manipulação Pharmapele, as Comissões de Pics, Saúde Pública, Análises Clínicas, do Interior e Farmácia Magistral do CRF-AM os profissionais atenderam a todos que buscaram conhecer mais da atuação farmacêutica.

"Essa ação de saúde foi pensada no sentido de a gente levar para a população um pouco do cuidado farmacêutico. E esse cuidado farmacêutico foi, principalmente, para mostrar para a sociedade a importância desse profissional, que é o primeiro profissional que é procurado por um paciente quando ele está com algum tipo de problema de saúde, não só em um consultório de atendimento homeopático, mas, principalmente, na própria farmácia.", disse a Presidente do CRF-AM, Dra. Luana Santana.