3. 11/05/2023

Alterações da RDC 302/2005 entra em pauta na Plenária do CRF-AM

Na primeira reunião plenária de maio, o Conselho Regional de Farmácia do Amazonas discutiu, entre outros temas, as alterações na resolução que regulamenta o funcionamento dos Laboratórios Clínicos.

A RDC 302/2005 foi revista pela ANVISA e deve trazer mudanças como, por exemplo, a expansão das atividades relacionadas aos exames de análises clínicas para além dessas estruturas.

Os conselheiros regionais e a diretoria do CRF-AM fizeram importantes apontamentos, principalmente, sobre a fiscalização, aporte financeiro e layout da nova RDC. O documento ainda não foi publicado, mas o conselheiro federal que representa o Amazonas deve levar os questionamentos ao Conselho Federal de Farmácia para maiores discussões.

No encontro, também foram debatidas as últimas ações de saúde do Conselho, como a participação do CRF-AM campanha nacional contra a receita ilegível. Farmacêuticos do Brasil inteiro se uniram para tentar conscientizar profissionais de outras áreas da saúde e a população sobre a importância desse documento ser de fácil compreensão.

Os conselheiros falaram ainda sobre os riscos da banalização do nome de remédios em músicas e trends na internet. Recentemente, uma banda de piseiro nacionalmente conhecida lançou uma música que cita o nome de um medicamento específico, o que pode induzir o uso indiscriminado da substância e a automedicação.