3. 19/05/2023

Audiência pública discute acesso a medicamentos

O Conselho Regional de Farmácia do Amazonas realizou na manhã desta sexta-feira a Audiência Pública que discutiu o acesso a medicamentos em defesa da vida. O evento foi uma proposta do deputado estadual Dr. Gomes que entendeu a importância da pauta e se junta na defesa desse direito da população.

A conversa foi organizada em parceria ainda com o Sinfar-AM, Instituto Enfar e Fenafar. A iniciativa já se repetiu em outros Estados do Brasil como Rio grande do Sul, Goiás e Bahia.

O objetivo é encontrar formas de deixar o Sistema Único de Saúde realmente eficiênte quando se trata de dispensação de medicamentos. Ou seja, é preciso discutir soluções para que os remédios que, muitas vezes, faltam nas drogarias populares e nos hospitais, possam, de fato, chegar até a população que mais precisa.

"A gente compreende que o acesso à saúde, incluindo o acesso a medicamentos é um direito humano fundamental. Ele está lá previsto nos objetivos sustentáveis do milenium, nos ODS, o acesso a medicamentos e as vacinas é um dos objetivos que a gente tem que estar sempre buscando.", disse Fernanda Manzini, do Instituto Enfar.

Nesse processo, a presença do farmacêutico é impressindível. No discurso de abertura do evento, a presidente do CRF-AM, Luana Santana, lembrou que ainda existe uma grande necessidade de contratação desses profissionais na rede pública de saúde. Um estudo realizado pelo grupo técnico de trabalho de saúde pública, assitência farmacêutica e farmácia hospitalar aponta que é preciso contratar mais 725 farmacêuticos para completar o quadro de acordo com a legilação atual.

"Profissional farmacêutico também corresponde à economia, porque se ele consegue fazer ali um acompanhamento terapêutico do paciente, o uso racional do medicamento, consegue aplicar todas as ferramentas do cuidado farmacêutico, ele vai reduzir, por exemplo, os custos da saúde com internação", disse.

Estiveram presentes ainda no encontro presidente e representantes Conselhos Regionais de saúde do Amazonas. Pelo CRM-AM, compareceu o vice-presidente Dr Bernades Sobrinho, pelo Crefono da 9ª região, o presidente Thiago Santos Pinheiro, pelo CROAM, Dr. Hugo Seffair, pelo Conselho de Fisioterapia, esteve o delegado Abdias Matos. A união dos conselhos mostra importância do assunto para um assistência de saúde como um todo para a população.