3. 23/05/2022

Congresso Brasileiro de Ciências Farmacêuticas reúne oportunidades de qualificação profissional e lazer

O Conselho Federal de Farmácia (CFF) confirmou a realização da segunda edição do maior evento da profissão farmacêutica, o Congresso Brasileiro de Ciências Farmacêuticas (CBFC), dias 10, 11 e 12 de novembro, em Foz do Iguaçu, no Paraná. E, além de se preparar para os futuros desafios de saúde pública, o congressista ainda pode desfrutar de um dos mais belos destinos turísticos do Brasil.

As inscrições para o II CBCF já estão abertas no site do evento (congressobrasileiro.org.br) e a programação está muito diversificada. O presidente de honra do CBFC é o presidente do CFF, Walter da Silva Jorge João. Ele explica que os temas foram cuidadosamente escolhidos para capacitar mais de 4 mil farmacêuticos a atenderem, com excelência, às mais novas demandas da sociedade. “O futuro da saúde pública no mundo pós-pandemia nos impõe, como farmacêuticos, uma enorme responsabilidade. Precisamos estar preparados e antenados às novas tecnologias e práticas que nos permitirão oferecer os serviços farmacêuticos que a população precisa”, disse.

O coordenador geral do Congresso é o diretor secretário-geral do CFF. Conselheiro federal de Farmácia pelo Paraná, Gustavo Pires justificou a escolha do local do evento pela facilidade de acesso aos participantes e pelas belezas naturais da região. “Nós escolhemos Foz do Iguaçu para sediar o Congresso, pela segunda vez, por diversos motivos. A cidade possui uma localização privilegiada, entre o Brasil, Paraguai e Argentina, além de ser um dos mais belos cartões postais do planeta e possuir uma das melhores infraestruturas para realização de grandes eventos do Brasil”.

De fato, a cidade conta com um dos seis maiores parques hoteleiros do Brasil, com mais de 23 mil leitos. É o terceiro mais importante destino de turistas internacionais do país, que buscam lazer, eventos e ecoaventura, reunidos num mesmo lugar. O grande destaque fica para as Cataratas do Iguaçu, uma das sete maravilhas naturais do planeta pela Fundação New7Wonders, em 2011. Esse grandioso monumento da natureza atrai, anualmente, 2,5 milhões de visitantes.

Também chamam bastante atenção e podem ser visitados nos intervalos das atividades do CBCF, o Parque das Aves – um zoológico que permite aos visitantes entrar nos viveiros e interagir com mais de 900 aves de 130 espécies - , o Macuco Safari – que oferece navegação pelo rio Iguaçu, com uma vista deslumbrante -, a Usina de Itaipu – maior do mundo em volume de geração de energia renovável -, além de acesso ao gigantesco centro de compras formado pela tríplice fronteira que dá acesso a diversos produtos importados comercializados nos países vizinhos.

O II CBCF contempla o III Congresso Brasileiro de Farmácia Estética, o Simpósio Brasileiro sobre Clínicas e Consultórios Farmacêuticos, o Encontro Brasileiro de Farmacêuticos em Serviços de Vacinação, o Encontro Brasileiro de Farmacêuticos da Indústria e Varejo, o Seminário Farmacêutico de Medicina Tradicional Chinesa e a Conferência Nacional de Análises Clínicas CFF/SBAC. Serão 72 palestras, 36 mesas-redondas e painéis, 32 minicursos, 12 oficinas, 4 casos clínicos interativos, 4 conferências, 4 talk shows, 4 circuitos de Práticas Integrativas e Complementares (PICs) e 12 workshops empresariais.