3. 19/07/2023

CRF-AM cobra mais vagas para farmacêuticos em edital de Envira

O Conselho Regional de Farmácia do Amazonas oficiou a prefeitura de Envira para solicitar a abertura de mais vagas para Farmacêuticos no edital de Concurso Público publicado pelo município.

No edital, consta apenas a disponibilidade de uma vaga para Farmacêutico-Biquímico. O CRF-AM esclareceu que existem 8 estabelecimentos de saúde no município e 7 deles com farmácias, mas apenas 2 profissionais capacitados na área para atender o público. Além disso, esses farmacêuticos foram contratados com uma carga horária menor da exigida pela legislação vigente (lei federal 13.021/2014).

Com base nesses dados, o CRF-AM questionou o executivo a respeito da quantidade insuficiente de de vagas para essa profissão que é tão necessária nas unidades de saúde.

No ofício, o CRF-AM argumenta: "As atividades clínicas do farmacêutico vieram para atender a uma necessidade social. Pacientes estão carentes de informações sobre medicamentos e precisam de um profissional que os acompanhe fora dos ambientes hospitalares. Por isso, a atuação clínica do farmacêutico por meio de

consultas, da análise de prescrição e do estabelecimento de um plano de cuidado individual, é essencial para a melhoria da qualidade de vida do paciente."

Também foram oficiados: o Ministério Público do Estado do Amazonas, o Instituto Merkabah e o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Amazonas (COSEMS-AM).