Buscar no site
  1. Home
  2. Notícias
  3. 06/05/2023

​CRF-AM participa da Campanha de cuidados com medicamentos e riscos da automedicação do Estado

​CRF-AM participa da Campanha de cuidados com medicamentos e riscos da automedicação do Estado

O Conselho Regional de Farmácia do Amazonas (CRF-AM) participou nesta sexta-feira, 05, da programação da Campanha de cuidados com medicamentos e riscos da automedicação. o uso racional de medicamentos da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas Dra. Rosemary Costa Pinto.

O evento aconteceu no Complexo da Ponta Negra, zona oeste de Manaus e reuniu diversas instituições de saúde e de ensino, públicas e particulares, com a presença de profissionais e estudantes de farmácia. O objetivo foi alertar a população para os riscos da automedicação com atividades lúdicas, apresentação de material informativo e prestação de serviços.

De acordo com a presidente do CRF-AM, Luana Santana, a data de 5 de maio, que é uma data comemorativa, é importante para conscientizar a população do uso correto da medicação. “O uso racional do medicamento está diretamente ligado ao uso correto, ou seja, na quantidade correta, na dose certa, concentração certa, no horário certo e pelo tempo certo. (…) E o profissional de saúde, como o farmacêutico, é fundamental para realizar essa orientação e o acompanhamento do paciente.

O grupo técnico de Práticas Integrativas e Complementares de Saúde do CRF-AM montou um estande no local para falar sobre a importância do acompanhamento profissional na Aromaterapia.

Fernanda Versiani, membro do grupo PICS, ressaltou que o uso indiscriminado de óleos essenciais traz riscos à saúde. “Então, o uso dos óleos essenciais, não é porque o óleo essencial é um produto natural que ele deve ser utilizado de forma indiscriminada e, inclusive, considerando que ele é extremamente concentrado. Então, tendo um profissional habilitado, que tem conhecimento do assunto, que tem cursos na área, aí ele vai ter uma segurança maior do uso, evitando, assim, a ocorrência de alergias, a ocorrência de intoxicação que pode acontecer com óleos essenciais”, disse.

Contatos

Whatsapp: (92) 98506-2821

Localização