O Conselho Regional de Farmácia do Amazonas (CRF-AM), representado pela vice-presidente Luana Santana, esteve presente na cerimônia de acolhimento aos 50 farmacêuticos que farão parte do Projeto de Extensão Cuidados Farmacêuticos no âmbito da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).
O projeto, coordenado pela Escola de Saúde Pública (Esap), visa fomentar entre os profissionais, práticas educacionais e de cuidado farmacêutico com a comunidade assistida nos estabelecimentos assistenciais da Semsa.
Estiveram presentes na aula inaugural: a secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe; o subsecretário municipal de Gestão Administrativa e Planejamento, Nagibe Salem; a diretora do Departamento de Redes de Atenção, ngela Loureiro; a diretora da Esap, Karina Cerquinho; Gerente de Assistência Farmacêutica, Maria Vanda Viana; a coordenadora do projeto de extensão, Ana Fátima Carvalho e Silva; e o vereador Marcelo Correa.
Durante a abertura, a vice-presidente do CRF-AM deu boas vindas aos extensionistas e destacou o papel dos profissional farmacêuticos. Luana Santana destacou que o Regional tem atuado em conjunto com a Semsa, para ampliar a assistência farmacêutica em Manaus.
“Atualmente, o farmacêutico já está inserido nas equipes multiprofissionais, que têm um papel importante na adesão ao tratamento, no acompanhamento fármaco-terapêutico dos pacientes. Isso se deu em 2018, quando o Ministério da Saúde reconheceu o CBO (Classificação Brasileira de Ocupações) dos farmacêuticos para os procedimentos da tabela do SUS. Hoje, o profissional farmacêutico pode atuar na atenção básica, promovendo o uso racional de medicamentos, cuidados com os pacientes, oferecendo serviços farmacêuticos, entre outros”.
A vice-presidente do CRF-AM também ministrou a palestra ‘Cuidado Farmacêutico no SUS’.
Primeira edição
Nesta primeira edição do projeto, os 50 farmacêuticos extensionistas serão inseridos nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Policlínicas dos Distritos de Saúde (Disas) Norte, Sul, Leste e Oeste, de acordo com as prioridades definidas junto aos respectivos distritos.