3. 13/07/2022

CRF-AM recebe homenagem na Câmara pelos 50 anos

O Conselho Regional de Farmácia do Amazonas foi homenageado em uma sessão solene na Câmara Municipal de Manaus.

A homenagem aconteceu no início da tarde desta quarta-feira (13) no plenário Adriano Jorge. A Reunião Solene alusiva aos 50 anos da criação do Conselho Regional de Farmácia no Amazonas foi uma proposta do vereador Marcelo Serafim (AVANTE), que também é farmacêutico.

“Não é uma homenagem apenas ao conselho, mas a todos os colegas farmacêuticos que vivem uma luta, muitas vezes, árdua tanto no sistema público de saúde, quanto no sistema privado de saúde.”

Ele lembrou ainda a aprovação da PL do piso da categoria, nesta quarta-feira, comissão, na Câmara Federal, em Brasília. O parlamentar defendeu ainda que, assim como os enfermeiros, outras profissões na área de saúde também sejam valorizados pelo congresso nacional. A casa legislativa analisa atualmente uma Proposta de Emenda à Constituição que garante segurança jurídica ao novo piso salarial.

“ As categorias de saúde precisam ter o piso, porque nós somos muito aplaudido em momentos de crise, em momentos críticos, como foi agora na [pandemia de] COVID-19, mas somos muito pouco valorizados quando efetivamente deveríamos ser, que é no fim do mês, quando recemos os nossos salários”

A presidente do CRF/AM, Luana Santana, recebeu das mãos do vereador a placa de honra ao mérito parabenizando e reconhecendo a importância da instituição ao lado dos profissionais da área.

No discurso, a presidente do CRFAM ressaltou a importância dessa data, não só pelos 50 anos, mas também pela primeira vitória da categoria em busca de valorização profissional. “A luta não acabou. Ainda tem outras lutas, outras etapas. A gente tem que continuar mobilizados, comprometidos e unidos.”, disse.

Luana Santana também lembrou das conquistas recentes do conselho como as fiscalizações em todo o Amazonas e aumento no número de vagas para a categoria na rede pública de saúde municipal em Manaus. “Nós vimos nos últimos anos, principalmente de 2019 pra cá, um aumento significativo das fiscalizações. E com isso, nós conseguimos fomentar um aumento da assistência farmacêutica no estado

O CRF-AM comemora aniversário no dia 15 de julho e foi fundado em 1972 depois de uma resolução do Conselho Federal de Farmácia. Na época, abrangia ainda os estados do Acre, territórios de Rondônia e Roraima. A consolidação do conselho com a denominação atual só veio acontecer em 2001.

Hoje, mais de 4.383 farmacêuticos, 3.717 técnico e 2.605 estabelecimento são atendidos pelos serviços e fiscalização do Conselho Regional de Farmácia no Amazonas.