O Conselho Regional de Farmácia do Amazonas (CRF-AM) fiscalizou estabelecimentos em São Paulo de Olivença , Amaturá, Tonantins e Santo Antônio do Iça.
Foram 45 inspeções em estabelecimentos privados e unidades públicas de saúde, resultando em 3 aplicação de autos de infração. Também foram aplicadas 20 Fichas de Fiscalização do Exercício das Atividades Farmacêuticas (FFEAF) para orientações técnicas aos profissionais farmacêuticos.
As fiscais Dra. Ana Rafaella Neves e Dra. Daiane Freitas se reuniram com o Secretário de Saúde de Santo Antônio do Içá e com o Coordenador da Atenção Básica do município. A cidade contratou dois profissionais Farmacêuticos para o Laboratório de Análises Clínicas e para a Farmácia da Unidade Hospitalar, em janeiro será contratado mais um farmacêutico que atuará nas Unidades Básicas de Saúde. Houve grandes melhorias na infraestrutura do Laboratório e da Farmácia Hospitalar em SAI.
No Município de Amaturá as fiscais também se reuniram com o diretor do Hospital para ressaltar a importância da contratação de profissional Farmacêutico para o Laboratório da Unidade Hospitalar, uma vez que foi constatado a realização de exames laboratoriais por técnicos de patologia, sem a supervisão de um profissional legalmente habilitado.
Mesmo com a seca severa e dificuldades de transporte fluvial para chegar nos Municípios afetados, a fiscalização do CRF-AM segue incansavelmente com as fiscalizações para que seja cumprida a lei 13021/2014, levando uma fiscalização orientativa para os Profissionais Farmacêuticos.