No período de 22 a 29 de agosto, a fiscalização do CRF/AM promoveu a inspeção nos municípios de Silves, Itapiranga, Rio Preto da Eva e nas comunidades Vilas do Engenho e Novo Remanso, pertencentes a Itacoatiara. Foram realizadas 57 inspeções e aplicados 8 autos de infração, em razão da falta de profissional farmacêutico, tanto em unidades públicas como em estabelecimentos privados.
Em Silves, verificou-se a contratação de mais um profissional farmacêutico. Em inspeção na Unidade Hospitalar no referido Município, as fiscais Daiane Freitas e Ana Rafaella parabenizaram a prefeitura pela contratação e melhorias encontradas na unidade.
Em Itapiranga, a fiscalização se reuniu com o secretário de Saúde e ressaltou a importância do profissional farmacêutico nas unidades públicas. Durante a inspeção, foram constatadas significativas melhorias na unidade hospitalar.
As inspeções nos estabelecimentos ocorreram de forma orientativa e as fiscais reforçam a necessidade da Vigilância Sanitária local, de se exigir o documento emitido pelo CRF/ AM para instrução do processo de licenciamento sanitário, como exige a Lei 5.991/73, Art. 22, alínea c.
O Regional vem buscando ampliar a assistência farmacêutica na capital e interior do Amazonas