Buscar no site
  1. Home
  2. Notícias
  3. 02/08/2021

CRF/AM fiscaliza estabelecimentos de Japurá e Maraã

A fiscalização do CRF/AM inspecionou os estabelecimentos farmacêuticos localizados nos municípios de Japurá e Maraã, no período de 23 de julho a 1º de agosto. Ao todo, foram realizadas 20 inspeções, emitidas 12 intimações e aplicados três autos de infração. Seis novos estabelecimentos foram cadastrados.

Em Japurá, a equipe de fiscais se reuniu com o coordenador da Vigilância Sanitária, Regildo Guedes; com o Secretário de Saúde, Aldejane Carvalho Benjamim; e o subsecretário, Breno Gonçalves Rodrigues. Os fiscais alertaram sobre a necessidade de exigir o documento emitido pelo CRF/AM para instrução do processo de licenciamento sanitário, como exige a Lei 5.991/73, Art. 22, alínea c. e orientou sobre o registro da Farmácia Pública do Município, bem como a Farmácia Hospitalar, cumprindo o Plano anual de fiscalização 2021.

Ainda no município de Japurá, a equipe se reuniu com a Diretora do Hospital, Maria de Lourdes Viana, que foi orientada sobre a regularização do Laboratório de Análises Clínicas e as duas farmácias do Hospital.

Maraã

Em Maraã, além da fiscalização, foi realizada reunião com a secretária de Saúde, Fernanda Moraes Torres, e com a coordenadora de Vigilância Sanitária, Maciane Coitinho Magalhães. Houve orientação sobre a regularização dos órgãos públicos.

A diretora do hospital local, Gabriela Moraes Torres, foi orientada sobre a renovação de CRT e cumprimento das normas sanitárias na dispensação dos medicamentos da Portaria 344/98.

Ação conjunta

A equipe realizou uma ação conjunta com a Vigilância Sanitária local em quatro estabelecimentos de atividades de supermercado, para orientar sobre a venda irregular de medicamentos, cumprindo a Lei 5991/73 em seu ART. 6°, evitando assim uso indevido de medicamentos e intoxicação dos pacientes. Nestes estabelecimentos foram encontrados antibióticos, fracionamento irregular, medicamentos sem registro junto a ANVISA, além de armazenamento irregular.

Contatos

Whatsapp: (92) 98506-2821

Localização