3. 25/03/2022

CRF/AM participa da 67ª Reunião Geral dos Conselho Federal e Regionais de Farmácia

A presidente do CRF/AM, Luana Santana; o vice-presidente, Reginaldo Costa; o secretário-geral, Lúcio Pimentel; e o conselheiro federal pelo Amazonas, Marco Aurélio Ferreira da Silva, estiveram presentes na 67ª Reunião Geral dos Conselho Federal e Regionais de Farmácia, realizados nos dias 23 e 24 de março, em Brasília.

Durante o evento, foi lançada uma adaptação do livro “Administração de vacinas e de outros medicamentos injetáveis por farmacêuticos - uma abordagem prática” pelo Conselho Federal de Farmácia.

A obra é uma colaboração entre as equipes brasileira e portuguesa, para atualizar um conteúdo anteriormente publicado pela Ordem dos Farmacêuticos de Portugal, em 2015.

Também durante o encontro, houve o lançamento do II Congresso Brasileiro de Ciências Farmacêuticas a ser realizado na Cidade de Foz do Iguaçu no período de 10 a 12 de novembro de 2022.

Debates

Na pauta da 67ª Reunião Geral, os CRFs debateram sobre a Resolução 700/21, fiscalização nas Unidades de Saúde Pública, normativa para reconhecimento e validação dos diplomas digitais, participação do presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS), entre outros.

A presidente do CRF/AM, Luana Santana, apresentou as seguintes propostas:

> Regulamentação do Código de Ética do Técnico de laboratório, para possíveis apurações e aplicações de sanções disciplinares;

> Reformulação dos critérios de utilização da Verba de Aprimoramento da Fiscalização;

> Criação de um sistema nacional de busca de profissionais inscritos nos moldes do CFM;

> Debate sobre outros profissionais assumirem atribuições privativas de farmacêuticos (biomédicos, enfermeiros...)

515ª Reunião Plenária Ordinária do CFF

Os representantes do regional também participaram da 515ª Reunião Plenária Ordinária do CFF realizada nesta sexta-feira, 25/03.

Foram debatidas propostas de resolução sobre a atuação do farmacêutico em Home Care, resolução que regulamenta as atividades do farmacêutico em processamento de produtos para saúde, além da previsão de processo ético por ausência.

Durante a reunião, houve a apresentação de relatório da coordenação técnica científica e também foram julgados processos éticos e não éticos.