3. 14/03/2022

Entenda o recolhimento dos medicamentos à base de losartana

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) tem adotado medidas para garantir a segurança de medicamentos do tipo "sartanas" utilizados no Brasil. Esses medicamentos são indicados ao tratamento de pressão alta (hipertensão arterial) e insuficiência cardíaca. A Sanofi Medley e o Laboratório Sandoz anunciaram o recolhimento voluntário e preventivo de todos os lotes de remédios com o princípio ativo Losartana como "medida de precaução devido à presença de impurezas mutagênicas nos produtos".

De acordo com a Medley, até o momento, não existem dados de que o produto causou uma mudança na frequência ou natureza dos eventos adversos relacionados a cânceres, anomalias congênitas ou distúrbios de fertilidade. Assim, não há risco imediato em relação ao uso dessas medicações contendo losartana, informou a farmacêutica por meio de nota.

O medicamento está sendo retirado de circulação para voltar ao mercado com o IFA (ingrediente farmacêutico ativo) ajustado. O Laboratório Sandoz também comunicou, no dia 15 de setembro de 2021, o recolhimento voluntário e preventivo de lotes da Losartana.

Os medicamentos contendo losartana dos outros laboratórios podem ser adquiridos e administrados normalmente pela população, conforme prescrição médica. O Centro Brasileiro de Informação sobre Medicamentos (Cebrim), do Conselho Federal de Farmácia (CFF), alerta que a interrupção abrupta do tratamento com produtos contendo losartana envolve riscos potenciais para os pacientes e somente pode ocorrer mediante supervisão e orientação cuidadosa do médico responsável pelo paciente. O risco para a saúde de descontinuar abruptamente estes medicamentos, sem consultar um médico ou sem um tratamento alternativo é maior do que o risco potencial apresentado pela impureza em níveis baixos.

O Cebrim ressalta a importância de os farmacêutico orientarem os pacientes que tenham que devolver e substituir seus medicamentos à base da losartana. A troca é feita pelo mesmo medicamento com outro número de lote e o recolhimento não apresenta nenhum custo para o paciente.

A Medley informou que quem possuir qualquer lote desses produtos pode entrar em contato com o SAC da empresa pelo 0800-703-0014.