Buscar no site
  1. Home
  2. Notícias
  3. 26/09/2021

Farmacêutico participa de campanha para divulgar PrEP

Membro do Comitê Jovem Farmacêutico do CRF-AM, Rafael Arcanjo, participou da campanha "Bora Combinar", com o objetivo de fortalecer as ações de divulgação e disseminar conhecimento sobre Profilaxia Pré-Exposição (PrEP), em Manaus. Para ele, os farmacêuticos possuem papel fundamental no enfrentamento do HIV, difundindo a prevenção.

A PrEP é uma estratégia de prevenção ao HIV que consiste no uso diário, de um único comprimido de medicamento antiviral. A profilaxia, gratuita e disponível no Sistema Único de Saúde (SUS), é eficaz e oferece grau de proteção contra o HIV superior a 90%, quando tomado regularmente.

Apesar de ter sido finalizado em julho, o projeto resultou em materiais educativos para as redes sociais, materiais impressos sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), podcast e espalhou outdoors pela cidade. Também fazem parte da ação o website www.prepmanaus.com.br, um minidocumentário e um curso de capacitação para profissionais e estudantes da área da saúde. Arcanjo ministrou dois dos 11 módulos disponíveis.

Além dos materiais, Arcanjo destacou a expansão da PrEP na capital. Anteriormente, o método era disponibilizado apenas na Fundação de Medicina Tropical, e foi também ampliado para a Clínica da Família Franco de Sá. "A ideia é que o modelo que vem dando certo seja distribuído/ampliado para mais localidades e regiões da cidade", comentou Arcanjo. "Em uma sociedade que vemos, de acordo com estudos, nem 25% utiliza preservativos, a PrEP é uma opção e pode ser usada combinada, visto que, além do medicamento, o acesso à testagem do HIV e outras infecções transmissíveis é feita regularmente, e ainda do acesso a vacinas. Bastante informação para além do discurso "camisinhocentrico" que já é claro e evidente falho, é preciso ampliar horizontes".

Para o profissional, é dever da classe farmacêutica saber falar sobre sexo e sexualidade, além de difundir a prevenção de maneira humana e acessível. "Como farmacêuticos, sabemos que somos os profissionais, sem restar dúvidas, mais acessíveis à população. Logo, deveríamos saber informar algo básico, como o que envolve o sexo", argumentou. "Nós farmacêuticos temos muito a contribuir no enfrentamento da epidemia, de maneira ímpar na prevenção, um dos pilares principais da promoção da saúde, temos muito a ensinar".

Sobre o projeto

Bora Combinar foi desenvolvido pelo Instituto de Pesquisa Clínica Carlos Borborema (IPCCB), da Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), financiado pela da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS). O projeto teve parceria da Secretaria Municipal de Saúde de Manaus (Semsa). Já o treinamento conta com parceria da Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

Mais informações sobre o projeto podem ser conferidas nos perfis do IPCCB (@ipccb), além do site www.prepmanaus.com.br

Contatos

Whatsapp: (92) 98506-2821

Localização