Buscar no site
  1. Home
  2. Notícias
  3. 14/06/2022

Farmacêuticos participam ativamente no processo da doação de sangue

Dia 14 de junho é comemorado o Dia Mundial do Doador de Sangue. Para que esse líquido precioso chegue ao seu destino final, ele passa por muitas etapas, que envolvem diversos profissionais da área de Saúde, entre eles o farmacêutico.

O diretor técnico do Hemoam, farmacêutico Sérgio Albuquerque, explica que o profissional está presente nos laboratórios de imuno-hematologia, agência transfusional, sorologia, fracionamento de hemocomponentes, laboratório de análises clínicas, laboratório de genômica, citogenética e na farmácia do hemocentro.

Sérgio Albuquerque explica que as etapas da doação de sangue consistem em: Cadastro, Triagem hematológica com a realização de hematócrito; Triagem clínica com preenchimento de questionário específico, entrevista e mensuração de pressão arterial e a Doação de sangue propriamente dita.

"Após a doação a amostra da bolsa passará por uma triagem sorológica, tipagem ABO/RhD e Pesquisa de Anticorpos Irregulares anti-eritrocitários e a bolsa de sangue total será fracionada em Concentrado de Hemácias, Concentrado de Plaquetas e Plasma Fresco Congelado. Após a liberação da triagem sorológica, a bolsa fica disponibilizada para transfusão", comenta.

Estoque

O farmacêutico explica que os estoques de sangue ainda sofrem os impactos da pandemia, quando o número de doadores baixou de forma significativa. "Após a primeira e segunda onda da pandemia, ainda não alcançamos o nível de estoque que tínhamos antes", explicou.

De acordo com o site do Hemoam, nos estoques, os tipos de sangue AB-; B-; O-; e O+ estão em nível considerado crítico. Já o sangue A- está em alerta.

Sérgio Albuquerque é doador de sangue e de plaquetas. Segundo ele, tornou-se doador desde que começou a trabalhar no hemocentro. O farmacêutico incentiva para que as pessoas doem sangue.

"Podem procurar o HEMOAM, pessoas saudáveis entre 18 e 66 anos de idade, com mais de 50Kg, que tenham uma clareza de consciência de que a todo momento existem pacientes necessitando de transfusão e que não há um substituto do sangue para ser utilizado na hemoterapia", afirmou.

Contatos

Whatsapp: (92) 98506-2821

Localização