3. 31/07/2024

Fiscalização do CRF-AM vai a Manacapuru

A Fiscalização do CRF/AM esteve, entre os dias 5 e 14 de junho, no município de Manacapuru e realizou um total de 59 inspeções com preenchimento de FFEAF nos estabelecimentos privados e públicos que possuíam farmacêutico presente.

A FFEAF é uma importante ferramenta disponibilizada pelo Conselho Federal de Farmácia para acompanhar os principais pontos exigidos pela legislação no que tange à assistência farmacêutica.

Segundo as fiscais responsáveis pela fiscalização, Dra. Glauciane Silveira e Dra. Ana Rafaella, o Município obteve alguns avanços na assistência farmacêutica, tendo como destaque a implementação do Consultório Farmacêutico no município sob a coordenação da farmacêutica Dra. Elissandra Fleury, promovendo o uso racional de medicamentos com atenção primária ao usuário da Central de Abastecimento Farmacêutico.

As fiscais se reuniram no Hospital Geral e Maternidade de Manacapuru para orientar sobre a importância da anotação de responsabilidade técnica dos farmacêuticos atuantes na unidade conforme preconiza o Código de Ética Farmacêutico, Res.724/22 do CFF.

A reunião ocorreu no laboratório com a presença dos farmacêuticos bioquímicos e a coordenadora farmacêutica Dra Fabiana Praiano.

Ainda no Município, a equipe de fiscais, em parceria com a Secretaria de saúde de Manacapuru, realizou ao final das inspeções a capacitação sobre Boas Práticas em Drogarias com a participação de Farmacêuticos, estudantes de farmácia, proprietários e atendentes de farmácia, orientando e discutindo sobre a importância do profissional farmacêutico no cumprimento das normas sanitárias, como RDC 44/2009 e suas atualizações, Lei Federal 13.021/14 e outras legislações pertinentes às boas práticas em Farmácias, como a Port.344/98 e RDC 471/21.