Buscar no site
  1. Home
  2. Notícias
  3. 23/01/2021

Nota de Repúdio

A diretoria do Conselho Regional de Farmácia do Amazonas (CRF-AM) manifesta seu repúdio e contrariedade com decisões que estão sendo tomadas por diretores de unidades públicas de saúde em relação à vacinação contra a COVID-19.

Recebemos diversos relatos de profissionais farmacêuticos, técnicos e auxiliares que estão atuando desde o princípio da pandemia na linha de frente do combate à COVID-19 e que estão sendo preteridos por outros na fila da imunização.

Além disso, a Comissão Intergestores Bipartite do Amazonas definiu um escalonamento de prioridades para vacinação que não contempla os farmacêuticos, técnicos e auxiliares entre os de maior importância.

É importante lembrar, a todo e qualquer gestor de saúde pública, que farmacêuticos são profissionais de saúde que atendem pacientes em diversos níveis de criticidade - desde o atendimento inicial até casos de UTIs. E, por isso, deveriam receber a devida atenção e reconhecimento nesse momento fundamental para uma nova fase de combate à doença.

Esperamos que esse erro primário não se repita à medida que novos lotes de vacinas cheguem para o Amazonas. Os farmacêuticos, técnicos e auxiliares são grupos prioritários e é necessário que sejam tratados como tal. O CRF-AM vai adotar todas as medidas necessárias, em todas as esferas, para garantir o direito de imunização - o mais breve possível - para estes profissionais. E clama, também, que as autoridades apurem de maneira rigorosa todas as denúncias sobre suspeitas de favorecimentos e burla às regras estabelecidas para a vacinação.

Contatos

Whatsapp: (92) 98506-2821

Localização