3. 30/11/2021

Nova diretoria do CRF-AM e conselheiros tomam posse

A diretoria do Conselho Regional de Farmácia do Amazonas (CRF-AM) e conselheiros regionais, eleitos no dia 12 de novembro, tomaram posse na noite desta terça-feira, 30/11, em solenidade realizada no auditório da Universidade Paulista (Unip), na zona Centro-Sul de Manaus.

Luana Santana (diretora-presidente), Reginaldo Costa (diretor vice-presidente), Lúcio Pimentel (diretor-secretário) e Lituânia Mustafa (diretora-tesoureira) assumem o comando do CRF-AM no biênio 2022-2023.

Miharu Matos, Cacilda Mallmann, Ewerton Rocha e Kácio Souza foram eleitos como conselheiros regionais para o quadriênio 2022-2025. Já Paulo Henrique, Reginaldo Costa, Charles Galvão e Mara Rúbia serão os conselheiros para o quadriênio 2023-2026.

A presidente diplomada, Luana Santana, destacou que entre os objetivos da nova gestão está a ampliação ainda maior da assistência farmacêutica no Estado e a valorização da profissão.

“Nossa gestão vai ter um foco voltado para as conquistas farmacêuticas. Vamos trabalhar para ampliar a assistência farmacêutica no Amazonas e fortalecer nossa profissão. Queremos manter os laços com todas as esferas e uma relação mais próxima com as entidades e os órgãos ligados à saúde pública para que possamos demonstrar como a profissão farmacêutica é importante no nosso Estado. Traremos a assistência farmacêutica para um patamar ainda maior que já tem alcançado”, afirmou.

Luana também ressaltou que o CRF-AM deve estreitar relações com outros conselhos de saúde. Prova disso foi a presença de representantes dos conselhos de Nutrição, Enfermagem e Odontologia. O evento contou também com a presença da secretária executiva adjunta de Assistência Especializada da SES-AM, Márcia Murad; secretária executiva do Conselho Estadual de Saúde (CES/AM), Mary Anne Delgado; vereador Marlos Monteiro e a diretora da faculdade de Farmácia da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Debora Ohana.

Conselho Federal

O atual presidente do CRF-AM, Jardel Inácio, foi eleito conselheiro federal. A farmacêutica Miê Muroya será a suplente. Eles serão diplomados no dia 17 de dezembro em Brasília.

“A sensação é de dever cumprido na função de conselheiro e presidente. Quero agradecer aqueles que fizeram parte dessa trajetória. Tenho certeza que os novos membros conduzirão os trabalhos da diretoria com maestria. Será um trabalho magnifíco”, disse Jardel. “No Federal, faremos um mandado participativo e representativo, com empenho e transparência, honrando os votos de todos os farmacêuticos”.