3. 04/05/2022

Simpósio de Assistência Farmacêutica do AM tem início com grande programação

O 1º Simpósio de Assistência Farmacêutica do Amazonas - Estruturação de serviços e organização das ações de assistência farmacêutica na Atenção Primária à Saúde (APS) iniciou a programação na tarde desta quarta-feira, 04/05. Cerca de 600 pessoas se inscreveram no evento que aconteceu de forma presencial e on-line.

A realização do evento é uma parceria da Secretaria Estadual de Saúde (SES-AM), por meio o Departamento de Política de Assistência Farmacêutica (DPAF), Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), além do Conselho Regional de Farmácia do Estado do Amazonas (CRF-AM), com o apoio do Conselho Federal de Farmácia (CFF).

Os participantes poderão contar com uma vasta programação dividida em quatro espaços: nas unidades do Centro Universitário Fametro da zona centro-sul e da zona leste; reitoria da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e na praça da Ponta Negra, na zona oeste de Manaus.

De acordo com a presidente do CRF-AM, Luana Santana, foram selecionados temas importantes como Assistência Farmacêutica no SUS e seus componentes; Qualifar-SUS e Sistema Hórus; Rename, Remume e CFT/AM; Uso racional de medicamentos e Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Pics). O CFF possibilitou a realização de palestras com farmacêuticos de renome nacional.

“Queremos fortalecer a assistência farmacêutica no Amazonas como um todo, mas principalmente no interior do Estado. Atualmente contamos com uma assistência consolidada na capital e queremos levar conhecimento, atualização e capacitação para estes farmacêuticos do interior”, destacou Luana.

A chefe do DPAF da SES-AM e conselheira do CRF-AM, Mie Muroya Guimarães, explica a importância da realização do simpósio. “O objetivo é fazer com que os profissionais não apenas entreguem o medicamento, mas orientem e conscientizem esse usuário”, ressalta. “Pedimos o apoio de todos os secretários de saúde, para que os farmacêuticos participassem dessa programação”.

Campanha

A programação leva em consideração o Dia Nacional sobre o Uso Racional de Medicamentos, no dia 5 de maio. Segundo a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), o uso indevido de fármacos pode ser considerado um dos maiores problemas de saúde no mundo devido ao potencial de acarretar riscos à saúde.

De acordo com a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, a iniciativa chama a atenção para a automedicação, que é uma prática que pode se tornar hábito entre as pessoas. Se medicar, sem o conhecimento do médico, pode trazer riscos à saúde.

"O uso excessivo ou indevido de medicamentos resulta em riscos para a saúde. Todo medicamento tomado por conta própria e sem orientação médica, pode levar a graves consequências, à potencialização de efeitos colaterais e a reações adversas”, ressalta Tatyana.

O chefe do departamento de Vigilância Sanitária da FVS-RCP, o farmacêutico Jackson Alagoas, destaca que, com a pandemia de Covid-19, o consumo de medicamentos ganhou destaque e a campanha ajuda na orientação à população. “Tudo isso requer orientação profissional para o cidadão fazer uso adequado, e no momento certo, desses medicamentos”, afirma.

Ainda segundo Jackson, a campanha desse ano também inclui a abordagem ao profissional e às instituições que fazem o transporte, o armazenamento e a dispensação desses medicamentos. “O medicamento tem que chegar às pessoas com segurança, integridade e que seja mantida a qualidade”, conclui Jackson.