A história de como pacientes com doença rara são atendidos pelo SUS no interior do Amazonas foi contada como exemplo positivo em documentário produzido pelo Ministério da Saúde em comemoração aos 20 anos da Política Nacional de Assistência Farmacêutica.
A farmacêutica Dra. Gabriele Chagas, que atende no município de Anamã, representou milhares de colegas que ajudam diariamente pacientes em tratamentos específicos em locais de difícil acesso no estado.
O documentário foi produzido pelo Ministério da Saúde em parceria com o Instituto Escola Nacional dos Farmacêuticos. No Amazonas, a produção teve uma ajuda essencial da farmacêutica Dra. Kaoany Vasconcelos, que mediou as gravações.
Para ela, o farmacêutico tem um papel determinante para atender a população, principalmente em locais mais afastados dos grandes centros.
“O farmacêutico tem um papel indispensável na execução dessa política, não apenas como o responsável pela gestão dos medicamentos, mas também na orientação e no cuidado com a saúde da população. A atualização dos conhecimentos dos farmacêuticos permite uma melhor gestão dos recursos disponíveis e a adaptação às necessidades locais, além de garantir um atendimento de qualidade em regiões que, muitas vezes, carecem de infraestrutura e qualificação pessoal.”
O documentário também chegou a registrar imagens da Unidade de Saúde Fluvial, no município de Manacapuru, com o apoio da farmacêutica Dra. Elissandra Fleury.
O reconhecimento do Ministério da Saúde nessa obra audiovisual para a profissão reforça a importância de seguir fortalecendo a profissão para ampliar e melhorar ainda mais a Assistência Farmacêutica no Amazonas, beneficiando, assim, milhares de pessoas com mais acesso à saúde.
O documentário na íntegra está disponível neste link