Buscar no site
  1. Home
  2. Notícias
  3. 11/06/2021

Vigilância interdita farmácia irregular em Humaitá

Uma drogaria localizada na área central de Humaitá (a 590 quilômetros de Manaus) foi interditada pela Vigilância Sanitária do Estado do Amazonas, na última quinta-feira, 10/6, após denúncias.

A Vigilância Sanitária identificou que o local não cumpria as exigências legais para funcionamento. Entre as irregularidades, foi constatada a ausência do profissional responsável técnico. Além disso, o estabelecimento não tinha autorização válida junto aos órgãos sanitários competentes para realizar a venda de medicamentos, representando riscos à saúde da população.

Foi aberto o prazo de 15 dias para que o proprietário faça a defesa. Ele pode ser multado após parecer jurídico.

Desafios

A presidente da Comissão de Farmacêuticos do Interior do CRF-AM, a farmacêutica Genize Kaoany Alves Vasconcelos, afirmou que existem diversos desafios na atuação da classe farmacêutica no interior do Amazonas, pois o Estado enfrenta dificuldades na construção das condições para desenvolvimento das políticas públicas de saúde e Assistência Farmacêutica, ressaltando-se, dentre elas, as profundas desigualdades sociais e distanciamento territorial que tem entre si os 62 municípios.

Outro relevante obstáculo é a incorporação do profissional farmacêutico nos serviços oferecidos nos estabelecimentos de saúde privados e públicos. "A ação realizada pela FVS/AM e VISA municipal cooperam para a garantia ao direito da população de ser atendida pelo farmacêutico, profissional capacitado no cuidado à saúde e comprometido com o uso seguro e racional de medicamentos, que também auxilia na qualificação da Assistência Farmacêutica no âmbito do SUS", destacou a presidente da Comissão.

Contatos

Whatsapp: (92) 98506-2821

Localização